Aplicativo do FGTS: Saiba como se inscrever e usar!

Publicidade

Os aplicativos para celulares estão trazendo vantagens únicas atualmente. Antes, consultar benefícios, dívidas e resolver problemas eram atividades difíceis de se realizar. Contudo, hoje, conseguimos resolver tudo com ferramentas que estão disponíveis nas nossas mãos. Pensando nisso, vamos te apresentar tudo sobre o aplicativo do FGTS para que você saiba usar a ferramenta.

Você pode estar se perguntando: “Será que meu aparelho celular pode acessar o aplicativo do FGTS?” A resposta é sim! O aplicativo está disponível tanto para aparelhos Android (como os das marcas Samsung, Motorola, Xiaomi e outros) quanto para aparelhos iOS (dos iPhones, da Apple). Ou seja, se seu aparelho possuir esses sistemas operacionais, você pode sim usar o aplicativo do FGTS.

Publicidade

Caso você não consiga usar o aplicativo por qualquer problema que seja, aproveite e compartilhe seu problema através dos comentários. Afinal, pode ser que algum outro leitor já tenha passado por isso e consiga te ajudar. Além disso, algum membro da nossa equipe pode te responder.

O que é FGTS?

Aplicativo do FGTS
(Reprodução: CAIXA)

A sigla FGTS significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O FGTS é um direito que eu trabalhador brasileiro possui. O direito pode ser visto como uma garantia caso o trabalhador brasileiro saia do seu emprego, independente do motivo. Afinal, sabemos que esses momentos podem acontecer e precisamos de garantias para que os brasileiros não passem necessidades nesses momentos.

Além disso, você também pode sacar parte do valor desse Fundo em momentos especiais. Alguns desses momentos especiais são os chamados Saque-Aniversário e Saque Extraordinário.

Continue lendo essa matéria, pois iremos apresentar essa funções do FGTS sendo aplicadas ao seu aplicativo. Dessa forma, você saberá do funcionamento e como esse aplicativo poderá facilitar sua vida.

Aplicativo do FGTS

FGTS
(Reprodução: Metrópolis)

Você lembra que antes era necessário suportar filas para consultar as informações sobre seu FGTS, como saldo e possibilidades para sacar partes do Fundo? Pois bem, o aplicativo do FGTS foi criado para poupar os brasileiros desses problemas. Portanto, você pode usar a ferramenta para não “quebrar cabeça” ou “perder tempo”.

Saldo do FGTS

A primeira coisa que você verá no seu aplicativo do FGTS é o saldo disponível. O saldo em questão é referente a última empresa que você trabalhou. Contudo, caso você esteja trabalhando atualmente, ele irá mostrar o saldo referente a empresa que você está. 

Contudo, caso você já tenha passado por outras empresas e queira saber qual é o saldo delas, isso também será possível através do aplicativo. Mas, para isso, você precisará navegar até a opção “Saldo total”.

Saques

O primeiro passo para realizar um saque nesse aplicativo é ver se você possui saldo na conta. Para saber como fazer isso, basta verificar o tópico anterior desta mesma matéria. Sabendo isso, você pode usar das diferentes funções do aplicativo para atingir seu objetivo final com esse dinheiro.

Uma das alternativas é transferir esse crédito para outra conta bancária de seu interesse. Dessa forma, você poderá retirar o dinheiro em espécie na sua agência de preferência. Ou então, usar a quantia para realizar compras através do seu cartão de crédito e/ou débito.

Contudo, talvez você esteja interessado(a) especialmente na alternativa Saque Extraordinário. Afinal, é uma das alternativas mais recentes do Governo para o FGTS. Portanto, saiba que você também poderá estar realizando esse saque através do seu aplicativo.

Não se preocupem, o Saque Aniversário não ficou de fora do aplicativo. Através dele também é possível que você autorize receber a quantia. Dessa forma, você poderá usar o aplicativo para transferir o dinheiro para a sua conta bancária de preferência, assim como dito acima.

Acesso de outros bancos

Talvez, por algum motivo específico, você precise autorizar que outro banco tenha acesso aos seus dados do FGTS. Saiba que, caso você precise, também pode realizar essa função diretamente do seu aplicativo.

Como baixar o aplicativo do FGTS?

FGTS
(Reprodução: Portal Contábeis)

Você já viu que esse aplicativo é realmente útil. Portanto, é bem provável que agora você queira ter acesso à ferramenta. Para isso, o primeiro passo é que você baixe o aplicativo no seu aparelho celular. Para facilitar sua vida, vamos mostrar onde você vai baixar o aplicativo especialmente para o seu celular. Vamos lá!

Android 

Caso você use um aparelho que use sistema operacional Android, você vai usar a loja de aplicativos Google Play Store. Portanto, CLIQUE AQUI para ser direcionado diretamente para a loja. Contudo, caso você não saiba se seu celular usa esse sistema operacional, confira a lista de marcas que usam esse sistema em seus aparelhos:

  • Samsung;
  • Motorola;
  • Xiaomi;
  • Positivo;
  • LG;
  • Asus;
  • Lenovo;
  • Realme;
  • Google;
  • Outros.

IOS

IOS é o sistema operacional que funciona nos iPhones, que são os aparelhos celulares da marca Apple. Portanto, caso você queira baixar o aplicativo do FGTS terá que usar a loja de aplicativos App Store. Portanto, CLIQUE AQUI para ser direcionado diretamente para onde você deverá baixar seu aplicativo. 

Como se inscrever?

Agora que você já baixou o aplicativo, você precisará se inscrever para poder usufruir de todas as funções que falamos acima. Para isso, você vai clicar na função de cadastro ou login. Você precisará ter alguns dados em mãos para poder ter acesso ao aplicativo. Esses dados são:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • E-mail. 

Uma dica importante é que você use um e-mail cuja senha você não vai esquecer. Afinal, você pode precisar usar esse e-mail para realizar operações importantes. Além disso, você pode ser avisado através dele caso haja algumas irregularidades dentro do seu aplicativo do FGTS ou qualquer coisa que julguem necessário que você saiba.

Em relação aos dados como CPF, nome completo e data de nascimento, você não precisa se preocupar em fornecer esses dados. Afinal, estamos falando de uma aplicativo do Governo. Dessa forma, o aplicativo é seguro e você poderá fornecer essas informações tranquilamente.

+ Conheça 04 aplicativos para encontrar descontos na internet!

Essa matéria te ajudou?

Caso essa matéria tenha te ajudado, aproveite para conhecer alguns dos outros materiais que temos disponíveis em nossa plataforma. Afinal, estamos criando vários conteúdos cujo objetivo é ajudar a facilitar sua vida. Além disso, aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos e conhecidos, afinal, poderá ajudar eles.

Carregando seu artigo

0