Brasil Sorridente | Saiba se você tem direito e quais procedimentos estão inclusos!

Publicidade

O Brasil é um país que tem diversos projetos sociais que têm como objetivo auxiliar famílias classificadas como vulneráveis. Um desses projetos é o Brasil Sorridente, projeto do próprio Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto é administrado pelo Governo Federal e busca auxiliar na manutenção da saúde bucal da população brasileira.

Muitas pessoas não dão a devida importância à saúde bucal, sendo que, na verdade, é importante que cuidem da higiene da sua boca. Infelizmente, sabemos que a atenção odontológica nem sempre é a mais barata. Portanto, muitas pessoas acabam não cuidando da saúde bucal devido a falta de condições financeiras.

Publicidade
brasil sorridente
(Reprodução: Tabela INSS 2022)

Dessa forma, é de grande importância que o Governo Federal use de estratégias para que seja possível auxiliar essas famílias a conseguirem um tratamento digno com profissionais qualificados. Isso é feito através do projeto Brasil Sorridente. Inclusive, os brasileiros têm acesso gratuito até a alguns tratamentos que são normalmente mais caros.

Conheça o Brasil Sorridente

O incentivo ao cuidado com nossos dentes e ao cuidado com a higiene da boca como um todo é essencial. Podemos atingir diretamente uma boa qualidade de vida caso cuidemos bem da nossa saúde bucal. Foi com esse objetivo que o Governo Federal desenvolveu o projeto Brasil Sorridente.

Afinal, não precisamos ser dentistas para entender que a boca pode ser a porta de entrada para muitas doenças e problemas que impactam diretamente na qualidade de vida. Portanto, existir um projeto especialmente para essa área faz total sentido. O Brasil Sorridente atua muito bem nessa área, pois além de incentivo, também oferece suporte odontológico diretamente pelo SUS.

É importante que você saiba dos seus direitos. O programa Brasil Sorridente faz parte do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, todos os serviços ofertados pelo projeto – desde os mais baratos aos mais caros – são totalmente gratuitos. Dessa forma, denuncie caso algum profissional realize alguma cobrança por qualquer serviço prestado.

Como os atendimentos funcionam?

O objetivo do Brasil Sorridente é proporcionar acesso a serviços que seriam de difícil acesso para pessoas de baixa renda. Ou seja, muitas delas não conseguiriam pagar por aqueles serviços de saúde justamente por serem, normalmente, muito caros. Para isso, o SUS usa de algumas estratégias para poder ofertar esse serviço.

Para poder ofertar esses serviços gratuitos, uma das estratégias do SUS é usar universitários do curso de odontologia. Contudo, isso não diminui a qualidade do serviço. Afinal, são estudantes bem preparados. Além disso, saiba que esses estudantes estão tendo contato imediato com as técnicas mais inovadoras que a ciência possui. Ou seja, o serviço será muito bem aplicado.

Eu tenho direito ao Brasil Sorridente?

(Reprodução: Brasil Sorridente)

Agora que você já sabe sobre o que se trata o programa Brasil Sorridente e que é um programa cujo valor é nulo, e claro, também já sabe que os profissionais são excelentes e de confiança, você deve querer saber se pode usufruir desses direitos, estou certo? Pois bem, vamos te contar agora mesmo se você está apto para isso.

Lembrem que destaquei o fato de que o programa faz parte do SUS. Ou seja, é um programa destinado aos usuários do Sistema Único de Saúde, independente do estado que você more. Portanto, você tem direito sim. O que você precisa fazer é encontrar a UBS (Unidade Básica de Saúde), também chamada de “postinho”, que atende o seu bairro. E claro, se lembre de estar com seus documentos e cartão do SUS.

Assim que você chegar na UBS, procure a recepção e se informe sobre a disponibilidade de dentistas na Unidade. Caso haja um dentista disponível, solicite que haja um agendamento de uma consulta com o profissional. Caso não haja nenhum dentista disponível, a recepcionista irá marcar uma data de acordo com o retorno do dentista.

Outra forma bem simples de saber se você tem como usufruir dos direitos vindos do Brasil Sorridente é usar as ferramentas que a internet disponibiliza. Dessa forma, abra o portal do Ministério da Saúde e procure sobre o programa para descobrir se a sua cidade possui acesso ao benefício.

Quais procedimentos são ofertados?

Um passo importante para você usufruir dos seus direitos referentes ao programa é saber quais são suas possibilidades através dele, certo? Afinal, também é seu dever estar informado(a) sobre o tema. Contudo, um ponto positivo é que o Brasil Sorridente é um dos programas de saúde bucal com maior impacto no mundo inteiro.

Isso é considerado um marco realmente incrível. Afinal, mostra que está conseguindo levar o acesso a procedimentos odontológicos para milhares de brasileiros em diferentes cidades de forma totalmente gratuita. Outro ponto interessante é que muitos dos procedimentos são realizados em unidades móveis.

Talvez você já tenha visto alguma unidade odontológica móvel e não entendia o motivo. Isso acontece pelo fato de que um dos objetivos do Brasil Sorridente é levar esses procedimentos gratuitos aos mais diversos espaços possíveis no Brasil para permitir esse acesso às pessoas que, inclusive, não poderiam se locomover à uma Unidade de Saúde Básica que ofertasse o programa.

Um dos famosos procedimentos que são ofertados pelo Brasil Sorridente é o de fluoretação. Caso você não saiba sobre o que isso se trata, vamos te explicar. Fluoretação é adicionar flúor na água usada pela população. O objetivo da fluoretação é diminuir cáries e outras doenças bacterianas. 

Outros procedimentos populares são ofertados pelo projeto, como exames de diagnóstico de câncer bucal, extrações, limpezas, remoção de tártaro, aparelhos dentários, implantes dentários, retirada de sisos e outros procedimentos. Dessa forma, há grandes chances de você poder ser uma pessoa que se beneficiaria com o projeto.

Gostou de conhecer esse projeto?

(Reprodução: Prefeitura Municipal de Macaé)

Esperamos que essa matéria tenha conseguido trazer ótimas informações sobre o projeto Brasil Sorridente para você. Caso você precise, espero que consiga usufruir dos benefícios que foram listados. Contudo, também te convido a conhecer as outras matérias que estão disponíveis no nosso site.

+ Conheça esses aplicativos para ouvir música de graça!

Temos diversos conteúdos que são voltados para ajudar a facilitar sua vida. Um bom exemplo é nossa matéria sobre um aplicativo que paga até R$500 para assistir vídeos curtos. Mas, claro, temos diversos outros conteúdos que podem te ajudar. Não perca essa chance!

Carregando seu artigo

0