CNH Digital: saiba como emitir e consultar multas!

Publicidade

Saiba tudo sobre a CNH Digital: incluindo como emitir e consultar suas multas, seja no aplicativo ou no site!

Está havendo uma tendência na qual os processos burocráticos que antes exigiam que você pegasse filas enormes se tornem apenas a espera do carregamento de um aplicativo ou site. Estamos vendo documentos como RG e CNH se tornarem completamente digitais, facilitando a vida dos usuários.

Publicidade

Isso tudo permite que as pessoas não quebrem mais a cabeça tendo que passar horas para conseguir realizar procedimentos que deveriam ser simples. Além disso, diminui o esforço que os funcionários públicos precisam realizar para conseguir suportar a carga de trabalho. Apesar de muitos ganharem um bom salário para isso, sabemos que não é uma tarefa fácil.

Por isso, haver documentos como RG e CNH Digital é uma grande vantagem para os brasileiros. Afinal, dessa forma, é possível facilitar não apenas a emissão do documento, mas a forma como você vai fazer para manusear ele. Ou seja, você não precisa estar sempre portando o documento físico.

O que é CNH?

cnh digital
(Reprodução: IG Carros)

Sabemos que no Brasil há uma grande quantidade de documentos que são obrigatórios para muitas situações. Isso não acontece pelo fato de que o Brasil ama a burocracia. Na verdade, a exigência desses documentos é uma forma de proteger os cidadãos contra possíveis problemas. Por isso, sempre tente manter seus documentos em dia.

A CNH é Carteira Nacional de Habilitação. Esse é um documento que você precisa ter para poder estar apto a dirigir seus veículos. Aliás, mesmo que o veículo não seja seu, você ainda vai precisar deste documento para poder estar dirigindo. Ou seja, é um daqueles documentos essenciais para se possuir.

Para você possuir sua CNH, você precisa passar por algumas etapas principais. Primeiro, você deverá escolher uma autoescola na qual você estudará os princípios teóricos e depois terá aulas práticas. Da mesma forma, você vai realizar uma prova teórica e depois uma prática. Caso passe em ambas, receberá sua CNH.

Vale lembrar que a categoria da sua CNH vai estar vinculada aos veículos que você provou ter domínio. Portanto, possuir uma Carteira Nacional de Habilitação não significa que você poderá utilizar qualquer veículo. Consulte quais você tem interesse de dirigir antes de escolher sua autoescola.

O que é a CNH Digital?

Como dito na introdução desta matéria, está havendo uma tendência de digitalização dos principais documentos usados pelos brasileiros. Portanto, documentos como RG, Título de Eleitor, CPF e CNH estão se tornando alguns dos documentos que você pode estar portando diretamente do seu celular.

Antes que surja a dúvida: sim, esses documentos vão estar válidos. Portanto, você pode apresentar no estabelecimento ou instituição que deverá aceitar seu documento digital como a devida identificação. A grande vantagem é que normalmente estamos sempre com nossos celulares. Portanto, automaticamente, vamos estar com nossos documentos.

Como funciona a CNH Digital?

(Reprodução: Campo Grande News)

A CNH Digital já é considerada um documento oficial. Dessa forma, não apenas é possível como é interessante que você veja como emitir o seu e quais informações vão estar disponíveis nele. Afinal, dessa forma, você vai estar atualizado(a). Lembrando que, por enquanto, é opcional. Contudo, poderá ser obrigatório no futuro. Portanto, é bom se prevenir. 

Como emitir a CNH Digital

Agora que você já sabe tudo sobre a CNH Digital, deve estar interessado(a) em saber como fazer para emitir a sua. Dessa forma, você vai precisar ter sua CNH tradicional, a física, em mãos. O motivo de você precisar estar com a sua CNH física em mãos para emitir a CNH Digital é a presença de um QR Code no documento.

Caso você procure e não encontre o QR Code na sua CNH física, então provavelmente seu documento está desatualizado. Portanto, será necessário que você solicite uma segunda via ou renovação do documento. No documento que você receberá, deverá haver o QR Code que estamos interessados neste momento.

Pronto, agora, provavelmente, você já deve estar com seu QR Code em mãos. Agora sim será possível emitir sua CNH Digital. O próximo passo exigirá que você acesse o portal da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Para facilitar seu trabalho, basta clicar aqui ao invés de procurar no Google.

Quando você entrar no portal, procure pela opção “cadastro”. Lá será solicitado que você preencha campos com informações importantes. Portanto, pegue seus documentos e comece a preencher tudo corretamente. Em seguida, vão enviar uma mensagem ao seu e-mail para que seja possível confirmar sua conta.

Em seguida, você vai abrir sua loja de aplicativos do celular (caso você use Android, você usará a Google Play Store, mas a loja para iPhones será a App Store). Em seguida, você vai pesquisar pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Agora que já achou o app, basta baixar para poder usar.

Lembra do e-mail que o Senatran te enviou? Lá vai conter um código. Salve ele, pois o aplicativo Carteira Digital de Trânsito irá solicitar assim que você o abrir. Em seguida será realizado um processo de identificação biométrica facial. Esse último passo citado é uma medida de segurança.

O último passo referente ao aplicativo será informar seu número de celular e a senha de quatro (04) dígitos. Use uma senha que você se lembre, afinal, esses quatro (04) dígitos serão necessários para que você consiga entrar no aplicativo e realizar suas ações.

Saiba como ver suas multas

(Reprodução: Detran – MT)

Muitos usuários do nosso portal estão lendo essa matéria pois estão interessados em saber como é possível consultar multas através da CNH Digital. Portanto, vamos descrever abaixo para que você consiga ver suas pendências de forma fácil, sem precisar sair de casa e enfrentar filas para isso.

Consultar multas através do aplicativo

Se seu interesse é consultar as multas dentro do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, então basta você acessar o aplicativo normalmente e buscar pela opção “Infrações”. Em seguida, vão aparecer dois tipos de infrações: por veículo ou por infrator. Depois que você escolher, terá acesso às multas pendentes. 

Consultar multas pelo portal do Senatran

+ Conheça os melhores apps para assistir vôlei online!

Caso você tenha interesse em consultar através do portal do Senatran, que já foi deixado disponível nessa matéria, você precisará apenas entrar no portal usando sua conta Gov.br. Em seguida, seguirá passos semelhantes ao do aplicativo: vai procurar a aba de infrações e escolherá o tipo de infração.

Carregando seu artigo

0