Conheça 08 aplicativos para economizar dados móveis!

Publicidade

Atualmente, vivemos em uma sociedade conectada. Inclusive, as pessoas usam seus dados móveis até mesmo quando sentem fome, afinal, aplicativos como iFood e Uber Eats surgiram justamente para suprir essa necessidade das pessoas. Ou seja, as empresas já identificaram que as pessoas não querem mais pedir seus lanches pessoalmente.

Muitas pessoas usam seus dados móveis até para parabenizar pessoas que estão em seus aniversários mas que moram muito perto. Ou seja, substituíram o contato presencial por emoções que são transmitidas pelo Wi-Fi. Da mesma forma, diversas outras tarefas agora são completamente online. Inclusive, até mesmo os documentos estão passando por uma modernização para se tornarem completamente acessíveis pelos aplicativos.

Publicidade

Dessa forma, podemos concluir que estamos vivendo em uma sociedade na qual os dados móveis são essenciais para a comunicação. Afinal, se você não possuir uma rede Wi-Fi disponível, não vai conseguir pedir seus lanches através de aplicativos ou usar qualquer outro aplicativo, seja de comunicação ou com outros objetivos. Portanto, deverá usar seus dados móveis para conseguir acesso.

Qual é o problema dos dados móveis?

(Reprodução: TudoCelular)

Se você assina algum plano de dados móveis através da sua operadora, então já deve ter percebido um defeito evidente: custo-benefício. Através dos planos, é possível que você escolha uma qualidade e quantidade de Internet que poderá usar por um valor. Normalmente, as pessoas costumam escolher um valor que seja acessível por uma Internet que atenda às suas necessidades mínimas de consumo.

Todavia, temos um problema nessa relação custo-benefício: nem sempre os valores mais acessíveis oferecem soluções práticas para seus usuários. Dessa forma, as pessoas precisam assinar os pacotes mais caros. Contudo, sabemos que poucas são as pessoas que possuem condições financeiras para assinar os pacotes de valores mais elevados.

Dessa forma, as pessoas que não possuem condições financeiras para assinar os pacotes mais caros precisam descobrir estratégias para economizar seus dados móveis. Dessa forma, vão conseguir usar Internet através do seu celular até o fim do mês. Essas estratégias podem ser tanto de não usar dados móveis de forma desnecessária como de descobrir como economizar através dos seus aplicativos.

Portanto, pensando nisso, fizemos uma lista sobre como você pode economizar seus dados móveis através de aplicativos. Leia a matéria atentamente. Afinal, pensamos em aplicativos que podem ser práticos e que você provavelmente já deve usar no seu dia a dia. Espero que essa matéria seja útil para todos os leitores.

Aplicativos para economizar dados móveis

Os aplicativos que você usa diariamente são os principais responsáveis por acabar com seus dados móveis. Por isso, você tem que se atentar bem em quais gastam mais Internet para usar somente quando necessário. Essa é uma dica essencial! Contudo, vamos mostrar como você pode fazer para economizar dados usando aplicativos específicos.

TikTok

O aplicativo TikTok é um dos grandes sucessos da atualidade. O aplicativo se tornou um dos maiores durante a pandemia. Inclusive, há quem acredite que as redes sociais antes deste (como Instagram e Facebook) se tornaram antiquados, restando apenas o TikTok como a melhor opção para os jovens. Contudo, sabemos que essa não é a completa verdade.

Todavia, algo que não podemos negar é que milhares de pessoas dedicam horas dos seus dias para consumir os vídeos que são publicados nessa rede social. Pensando nisso, podemos concluir facilmente que o TikTok é uma das melhores plataformas para você economizar dados móveis. Então leia atentamente os textos a seguir.

Você vai precisar identificar a opção “Eu” na interface do seu aplicativo. Em seguida, toque nos três pontinhos que são usados para representar o menu dentro do TikTok. Em seguida, leia as alternativas até encontrar “Configurações e privacidade”. Em seguida, clique em “Geral”. Para conseguir economizar dados móveis, você deverá escolher a opção “Economizador de dados”.

Contudo, você precisa entender que o alto consumo de dados móveis não é sem propósito. Portanto, reduzir este consumo também terá consequências. No caso do TikTok, seus vídeos provavelmente terão uma qualidade inferior ao que deveria haver normalmente. Além disso, talvez haja uma demora maior no momento de carregar os vídeos.

YouTube

dados móveis
(Reprodução: Google Play Store)

O YouTube é uma das maiores plataformas de streaming do mundo inteiro. Você conseguirá encontrar todo tipo de conteúdo através do YouTube. Essa plataforma é conhecida por conseguir reunir conteúdos que vão desde clipes musicais de artistas mundialmente famosos, até mesmo aulas sobre matemática para te ajudar em concursos públicos.

Dessa forma, podemos concluir que estamos falando de uma plataforma que poderá te ajudar a economizar muitos dados móveis caso você saiba usar corretamente. Portanto, clique na sua imagem, e em seguida, em “Conta”. Posteriormente você vai encontrar a opção “Configurações”, e depois, “Geral”. Por fim, você deverá ativar a função que diz “Limitar dados móveis”.

A alternativa que o YouTube encontra para conseguir economizar os dados móveis usados pelo seu aparelho celular é reduzir a qualidade dos vídeos que você estará assistindo. Portanto, os vídeos reproduzidos no seu celular somente vão ter alta resolução quando seu aparelho estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo inteiro e continua tendo uma relevância absurda mesmo já existindo outras alternativas populares como TikTok e Twitter. Muitas pessoas usam o Instagram para se comunicarem e encontrarem paqueras através da Internet. Portanto, é com certeza uma rede social difícil de substituir.

O Instagram costuma ser uma daquelas redes sociais que as pessoas evitam usar quando estão acessando através dos dados móveis. Portanto, é uma boa alternativa quando pensamos em aplicativos para economizar dados móveis. Foi por isso que achamos essencial adicionar este aplicativo na nossa lista de hoje.

Para realizar essa ação, você vai precisar clicar em “Configurações”. Em seguida, será necessário buscar pela alternativa “Conta”, para assim, achar a opção “Uso de dados do celular”. Assim que encontrar, ative a opção “Usar menos dados”. Assim que você ativar, os vídeos não vão ser carregados automaticamente e as imagens somente terão alta resolução quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Facebook

Continuando com as redes sociais mais populares do mundo inteiro, temos o famoso Facebook. Tanto o Facebook quanto o Instagram pertencem a mesma empresa: a Meta. Levando em consideração que essa continua sendo uma das plataformas de entretenimento mais consumidas do mundo inteiro, é uma alternativa perfeita para economizar dados móveis.

A configuração deste aplicativo não será difícil: primeiro você deverá procurar a parte de menu do seu aplicativo, que será representado por três linhas horizontais. Assim que você fizer isso, role para baixo até encontrar “Configurações e privacidade”. Em seguida, você apenas deverá procurar por “Economizador de dados”.

Para conseguir economizar dados com o Facebook, você deverá finalizar ativando a chave do lado do recurso citado. Todavia, é importante que você entenda que o aplicativo deverá fazer algumas mudanças, como diminuir a resolução das imagens. Além disso, assim como no Instagram, os vídeos não serão mais reproduzidos automaticamente.

Facebook Messenger

A possibilidade de trocar mensagens dentro do Facebook foi uma das vantagens do aplicativo durante anos. Contudo, a empresa resolveu ampliar as possibilidades para tornar a experiência de troca de mensagens ainda mais interessante. Para isso, criaram um aplicativo separado: o Facebook Messenger.

Milhares de pessoas usam o Facebook Messenger como sua ferramenta principal para conversar através da internet. Portanto, aprenda como economizar dados móveis usando esse aplicativo.

O primeiro passo será acessar o menu do Facebook Messenger. Para conseguir acessar, você deve clicar na sua foto. Em seguida, procure a parte que é nomeada com “Preferências”. Após essa etapa, procure por “Economizador de dados”. Por fim, ative a ferramenta. Tendo feito isso, as mídias deverão ser baixadas manualmente, ou seja, você deverá tocar nas imagens e vídeos para poder baixar.

Twitter

O Twitter está conseguindo crescer ainda mais no Brasil. Vemos que muitos brasileiros usam a plataforma para ter acesso a publicações engraçadas, conhecer pessoas que são apaixonadas pelos mesmos artistas que elas e também acompanhar páginas que se comprometem em trazer notícias.

Se você é uma pessoa que gasta muito do seu tempo na internet, então provavelmente é uma usuária do Twitter. Sabemos que você poderá encontrar muitas fotos, vídeos e anúncios que podem consumir boa parte dos seus dados móveis. Pensando nisso, também adicionamos essa rede social à lista.

Após abrir o aplicativo e estiver na página principal, local no qual você encontrará as publicações de quem você segue, toque na tela e arraste seu dedo para a direita, ou simplesmente toque na sua foto que deverá estar no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, procure por “Configurações & Suporte”. Ao clicar, vai aparecer “Configurações e privacidade”.

Para continuar, você deverá encontrar a alternativa “Acessibilidade, exibição e idiomas”. Haverá algumas diferentes funções nessa alternativa, contudo, você deverá procurar por “Uso de dados”. Para finalizar, basta ativar a opção cujo título é “Economia de dados”.

O próprio aplicativo avisa que, ao ativar a função, os vídeos que vão aparecer para você não serão mais reproduzidos automaticamente. Além disso, as imagens vão ter uma redução de resolução para serem exibidas.  Caso você use mais de uma conta no seu aparelho celular, saiba que será possível economizar em todas elas, mesmo que você tenha configurado a opção em apenas uma.

WhatsApp

(Reprodução: G1)

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no nosso dia a dia. Principalmente se você for de países como Brasil, que esse aplicativo conseguiu se tornar o principal mensageiro. Costumamos usar esse aplicativo para trocar mensagens, fazer ligações, enviar fotos, vídeos e ainda documentos. Portanto, você pode imaginar que esse app pode economizar um pouco de dados.

Uma vantagem interessante do WhatsApp é que você pode customizar a economia de dados móveis que você tem interesse para ter uma redução de qualidade e funcionalidade somente no que te interessa. Portanto, vamos te ensinar o passo a passo para ter acesso a essa economia.

Você vai clicar nos três pontinhos que estão na vertical. Esses pontinhos estão localizados no canto superior direito e é uma representação gráfica do menu. Depois de clicar nos três pontinhos, você deverá clicar em “Configurações”. Em seguida, clique em “Armazenamento e Dados”. Lá você vai encontrar diferentes alternativas.

Primeiro que você deverá ativar a função “usar menos dados em chamadas”. Fora isso, deverá escolher quais mídias vão ser baixadas automaticamente quando você estiver somente com dados móveis. Por padrão, apenas fotos são baixadas automaticamente, todavia, para economizar ainda mais, também desabilite esse formato.

Entretanto, você não deve pensar apenas nos arquivos que te enviaram, mas também nos que você vai enviar. Dessa forma, na coluna “qualidade do arquivo de mídia”, você deverá clicar abaixo e escolher a opção “economia de dados”. Dessa forma, suas imagens não vão ser enviadas na resolução máxima.

Spotify

Atualmente, temos uma grande variedade de aplicativos voltados ao streaming de músicas. Entretanto, acredito que podemos concordar que o Spotify continue sendo o título mais marcante deste mercado. Dessa forma, podemos concordar que é um aplicativo essencial para a nossa lista sobre economia de dados móveis.

Ativar a economia de dados móveis no Spotify será uma tarefa fácil. Portanto, você apenas precisará encontrar a opção de configurações do aplicativo. Em seguida, buscará a função “economia de dados”, para, por fim, ativar a função. Dessa forma, você terá a música com qualidade baixa durante todo o período.

Um pequeno sacrifício 

Você deve ter percebido que todos os aplicativos apresentam um pequeno sacrifício ao ativar os modos de economia de dados móveis. Todavia, entenda que, se não fosse necessário haver sacrifícios, provavelmente esse consumo já seria menor sem precisar ativar nenhuma função.

+ Descubra como consultar seu score do Serasa!

Portanto, você deverá avaliar se vale a pena passar por esse sacrifício na qualidade da sua experiência no aplicativo para conseguir economizar os dados móveis. Além disso, você não precisa ativar a função em todos os aplicativos, apenas naqueles que consomem mais dados móveis, sendo assim, sua experiência digital não será completamente afetada.

Essa matéria te ajudou?

+ Clique aqui e saiba como emitir RG Digital!

Fizemos essa lista com a intenção de conseguir te ajudar a economizar dados móveis. Espero, do fundo do coração, que essa meta tenha sido alcançada. Caso tenha gostado, aproveite para ler nossos outros conteúdos, pois você vai encontrar diversos conteúdos que são dedicados a te ajudar. 

Carregando seu artigo

0