Descubra como criar CPF online sem sair de casa!

Publicidade

Aprenda agora mesmo como criar CPF online e quais documentos serão necessários.

Atualmente, temos a internet como uma importante ferramenta para resolver nossos problemas. Claro que usamos ela bastante para acessar redes sociais, joguinhos e tá tudo bem, é uma das funções dela. Mas, sempre se atente em usar essa poderosa ferramenta para facilitar sua vida.

Publicidade

Antes, precisávamos sair da nossa casa e às vezes até da nossa cidade para resolver problemas em banco ou que envolvessem o Governo. Realizar inscrições em projetos era um verdadeiro desafio e exigia enfrentar com coragem uma fila enorme e cansativa. Contudo, hoje podemos fazer tudo isso pelo celular.

Muitas pessoas precisam fazer seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e acabam enfrentando enormes filas e processos burocráticos cansativos para isso. Contudo, poderiam muito bem estar resolvendo esse problema diretamente de casa, no conforto e sem precisar viajar.

O que é o CPF?

CPF online
(Reprodução: Serasa)

Acredito que você sabe bem o que é o CPF. Contudo, talvez as pessoas mais jovens não saibam do que o documento se trata. Dessa forma, vamos cumprir nossa função de levar informações e explicar para vocês. Caso você já saiba, pode pular esse bloco para outras partes que talvez seja mais interessante para você. Contudo, recomendo que leia, talvez tenha algo que você não saiba.

O CPF é a sigla para Cadastro de Pessoa Física. Essa é uma das formas de identificação obrigatória do Brasil. O documento é controlado pela Receita Federal. Esse documento será obrigatório para praticamente todas as tarefas que exigem burocracia, como prestar concurso público, solicitar cartões de crédito, declarar imposto de renda etc.

Dessa forma, caso algum indivíduo não tenha um CPF, ele estará bastante limitado no Brasil. Afinal, até para se inscrever em instituições de ensino é cobrado o seu CPF. Portanto, caso você não tenha o seu documento, já está na hora de fazer. E claro, vamos te ensinar uma forma bem mais fácil e rápida.

Como fazer seu CPF online!

(Reprodução: Tribuna de Minas)

Você provavelmente clicou nesta matéria para descobrir como criar um CPF online, seja para você ou alguém da sua família. Certo? Pois bem, irei te guiar nesse pequeno desafio. Contudo, já adianto que será bem melhor do que precisar enfrentar longas filas e processos burocráticos chatos.

Todos os brasileiros têm direito a fazer seu CPF online. Dessa forma, mesmo se o indivíduo já possuir uma idade mais avançada ele tem direito a poder criar seu CPF online. Ou seja, se você conhecer alguém que ainda não tenha CPF mas que seja brasileiro, aproveite para encaminhar essa matéria para essa pessoa, pois pode ser de fundamental importância para que essa pessoa tenha acesso aos seus direitos.

Estamos falando da criação de um documento. Dessa forma, é necessário que você tenha outros documentos em mãos para poder prosseguir. Infelizmente, não é uma tarefa livre de burocracias. Aqui será necessário que você tenha algum documento de identificação oficial com foto, que pode ser RG, CNH ou outra opção. Precisará ter Certidão de Nascimento ou de Casamento. O título de eleitor também é obrigatório, porém apenas para indivíduos com idade entre 18 e 70 anos.

Menores de idade podem fazer CPF online?

Caso você tenha 16 ou 17 anos, você pode sim estar fazendo seu CPF online. Contudo, você precisará apresentar os documentos do adulto que é responsável por você. E claro, também será preciso que haja documentos que comprovem o fato de que você é menor de idade.

Caso o indivíduo seja representado legalmente por outra pessoa, será necessário de documentos que comprovem a tutela.

Estrangeiros também podem ter CPF?

CPF online
(Reprodução: UOL)

No texto acima afirmei que você vai precisar do CPF para se inscrever em projetos sociais, em instituições de ensino, prestar concurso público e outros pontos que podem ser de interesse de alguns estrangeiros que residam no Brasil. Portanto, estes indivíduos também podem ter acesso ao documento. Afinal, será necessário para trabalhar de carteira assinada.

Direto ao ponto: como fazer!

Você já sabe quais documentos vai ser necessário para poder criar seu CPF online. Contudo, agora você vai precisar escolher em qual categoria você se enquadra: sou brasileiro e moro no Brasil, sou brasileiro e moro no exterior, sou estrangeiro. Clique na opção que te representa.

Clicou na alternativa que te representa? Se sim, vão aparecer alguns campos para você preencher com informações importantes contidas nos seus documentos. Após preencher todas as informações, não se esqueça de clicar em “enviar”, para que o sistema tenha acesso a todos os seus dados.

Quando você enviar seus dados, o sistema vai processar e te retornar o número do seu CPF. O maravilhoso é que você já vai poder usar o seu documento. Afinal, ele já estará válido. Essa é uma das principais vantagens do portal online: agilidade. 

E meu cartão? Vão me enviar?

Houve um tempo que o número do CPF era emitido em um cartão. Contudo, isso está no passado. O número do seu CPF poderá estar informado em outros documentos, como RG e CNH. Agora que você criou seu CPF online, pode precisar informar em alguma instituição que solicite, portanto, pode baixar o aplicativo e apresentar seu documento.

Como faço para baixar o aplicativo?

Você já deve estar ansioso para poder usar seu documento em alguma instituição que cobre o mesmo, não é? Pois bem, pegue seu aparelho celular e vamos baixar agora mesmo o aplicativo na loja de aplicativos do sistema operacional dele. Se seu aparelho usa Android (como os das marcas Samsung, LG, Motorola, Asus e outros), clique aqui para baixar. Mas caso use iOS (no caso dos iPhones), clique aqui para baixar.

Essa matéria te ajudou?

Se você acompanha nosso portal então já sabe que estamos dedicados em trazer conteúdos que facilitam sua vida. Portanto, continuem atentos pois vamos trazer muitos outros que podem ser essenciais para você. E claro, recomendem os materiais para seus amigos. Afinal, pode ser que ajude bastante todos eles.

Mas caso você ainda não conheça o SeriandoClub, talvez esteja na hora de começar a facilitar sua vida através dos nossos materiais. Talvez te interesse saber como assistir Netflix de graça ou como se inscrever no aplicativo do FGTS! Além desses, também há outros títulos maravilhosos no nosso portal.

Carregando seu artigo

0