Vale Gás: descubra se você tem direito e como solicitar o benefício

Publicidade

Descubra tudo sobre o Vale Gás: se você tem direito e como solicitar!

O Governo tem uma relação complexa com a sua população. Na qual, o Governo usa os impostos e suas taxas para conseguir arrecadar dinheiro para realizar as configurações necessárias para auxiliar o desenvolvimento de um país. Claro que nem sempre as situações são feitas como foram idealizadas no papel. Contudo, precisamos ter fé que nosso país receberá a atenção adequada e precisamos sempre cobrar os políticos que elegemos para cuidar do Brasil.

Publicidade

O desenvolvimento do país como um todo também depende das condições que cada pessoa terá na sua vida pessoal. Por exemplo, uma grande quantidade de desempregados tem interferência direta e indireta no desenvolvimento de um país. Dessa forma, ajudar para que essas pessoas tenham condições de ter uma vida digna é um investimento do Governo para que o país possa crescer junto com essas pessoas.

Dessa forma, o Estado utiliza de ferramentas desenvolvidas especialmente para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade para conseguir proporcionar condições dignas de sobrevivência enquanto elas lutam para conseguir empregos adequados. Algumas dessas ferramentas são benefícios como Auxílio Brasil e Vale Gás.

vale gás
(Reprodução: Copagaz)

Por que Vale Gás existe?

É bem provável que você não conheça bem sobre o que se trata o Vale Gás. Afinal, não é um benefício amplamente divulgado nas redes sociais. Por isso que a equipe do SeriandoClub, em sua função de levar informação, desenvolveu este material para que você possa estar completamente informado sobre o que é o Vale Gás, se você tem direito e como você pode fazer para receber o benefício.

Como você deve saber, desde a pandemia do Covid-19 que o Brasil vem sendo caracterizado por uma alta absurda no valor dos produtos vendidos dentro do país. Isso em todos os setores, seja eletrônicos, roupas ou até mesmo comida. Dessa forma, está cada vez mais difícil ter acesso ao básico. 

Os valores dos alimentos subiram bastante. Alguns, inclusive, dobraram de preço. Isso faz com que o acesso a uma alimentação saudável seja muito difícil. E claro, não basta ter o alimento em mãos, também é necessário ter um fogão e um botijão de gás para poder preparar o alimento.

O fogão, pelo menos, é um investimento único. Você apenas precisará investir em outro caso o seu quebre. Já o botijão requer reabastecimento. Afinal, o gás contido no botijão é limitado e vai diminuindo conforme o uso para preparar a alimentação. E como você deve saber, o botijão de gás é outro item que teve seu valor aumentado.

O que é o Vale Gás?

(Reprodução: Prefeitura de Natal)

Agora você tem um contexto social para entender que o acesso ao gás não é tão simples quanto parece. Dessa forma, muitas famílias não têm acesso ao botijão de gás. Inclusive, caso você queira comprovar a necessidade do Vale Gás, basta pesquisar na Internet que você verá acidentes causados por alternativas que famílias em situação de vulnerabilidade acharam para substituir o gás. 

Dessa forma, o Vale Gás é um projeto que está sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social. O programa é classificado como de transferência de renda. Ou seja, os beneficiados recebem uma quantia em sua conta bancária que será o suficiente para a compra de botijão de gás de cozinha (GLP 13kg). Esse programa é destinado para as famílias em situação de vulnerabilidade. 

O Vale Gás é um programa que surgiu frente a uma crise mundial, que foi a pandemia do Covid-19. Afinal, diante desta crise, milhares de pessoas tiveram dificuldade de acesso ao trabalho. Além disso, com menos dinheiro entrando na conta bancária e o valor dos alimentos subindo, tínhamos uma situação difícil de se sustentar. Dessa forma, o Estado entendeu que um programa de transferência de renda como o Vale Gás era essencial.

Após passar a fase mais crítica do Covid-19, o programa continuou. Isso aconteceu pela razão de que o Estado entendeu que o benefício continua sendo essencial para garantir alimentação de qualidade e assim possibilitar que essas pessoas consigam ter oportunidade de conquistar seus objetivos.

Eu tenho direito?

Se você ainda não recebe o Vale Gás, então um passo importante para ter acesso ao benefício é saber se você tem direito. Portanto, você deve entender que o Governo precisou estabelecer pré-requisitos para definir quem realmente precisa receber. Dessa forma, confira abaixo se você se enquadra no público alvo do programa social.

O primeiro passo para estar apto a receber o Vale Gás é estar inscrito no Cadastro Único. Mais especificamente, é destinado para pessoas com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa. Algumas pessoas acreditam que não vão receber Vale Gás por já receberem outros auxílios, contudo, isso não te impede de receber o benefício.

É necessário que seu Cadastro Único tenha sido atualizado nos últimos 24 meses. As famílias com menor renda e maior quantidade de pessoas são prioridades para receber esse benefício. O Vale Gás também está destinado para aquelas pessoas que já recebem o Auxílio Brasil.

Vale lembrar que estar dentro dos pré-requisitos anteriormente descritos é importante para conseguir receber o benefício. Contudo, não garante que você vai receber nada. Ou seja, não é uma promessa. Seus dados vão passar por um filtro no qual vão ser selecionados os casos mais vulneráveis. 

Quem decide as famílias que vão receber o benefício?

Como falei, nem todos vão conseguir receber o benefício do Estado. Portanto, você deve estar pensando quem decide quais famílias vão conseguir receber o Vale Gás. Dessa forma, é importante entender que a seleção vai correr de forma automática através dos dados presentes no banco de dados Cadastro Único.

Como vou saber se fui selecionado?

Há diferentes formas para você descobrir se foi selecionado para receber a transferência de renda originada do Vale Gás. Uma delas é através do aplicativo para celular do Auxílio Brasil. Você também pode usar o aplicativo CAIXA Tem para ter acesso às informações. Da mesma forma, também pode usar o atendimento da Caixa, através do número 111.

Como receber o valor?

Caso você tenha sido selecionado, então vai poder receber a quantia em dinheiro. Contudo, você deve estar se perguntando como fará para ter acesso ao dinheiro. O Vale Gás está intimamente ligado ao Auxílio Brasil. Dessa forma, você vai receber da mesma forma que recebe o benefício que citei.

Dentre as alternativas disponíveis para receber a quantia, você pode usar uma conta Poupança Social Digital, Poupança Caixa Fácil ou Plataforma Social, sendo possível, através dessa última opção, saque disponível através do cartão social.

Vamos descrever mais especificamente como vai acontecer o pagamento em cada um dos tipos de contas citadas no parágrafo anterior. Afinal, dessa forma, você vai estar completamente ciente de como funciona todo o processo.

Pagamento na conta Poupança Social Digital

Algumas contas bancárias exigem que você se dirija até uma agência para realizar a solicitação da abertura de conta. Não é o caso da conta Poupança Social Digital. Ela é aberta automaticamente no nome do beneficiário.

Você pode acessar sua conta Poupança Social Digital através do aplicativo móvel Caixa Tem. Você pode usar esse aplicativo para realizar diversas ações, como compras com o cartão de débito virtual, pagamento de contas de água, luz, telefone, pagamento de boletos, transferências e ainda é possível realizar saques sem a necessidade de ter um cartão físico em mãos em caixas eletrônicos ou lotéricas.

Pagamento na conta Poupança Caixa Fácil

O objetivo da conta bancária Poupança Caixa Fácil é justamente ser uma conta na qual as operações vão ser bem simplificadas. O próprio nome da categoria já entrega seu objetivo. O limite de saldo e a movimentação mensal da Poupança Caixa Fácil é de R$ 3.000,00. Se você tem essa conta, então também tem um cartão magnético que permite realizar compras, saques, transferências e outras alternativas.

Caso você queira um aplicativo móvel para movimentar seu dinheiro na conta Poupança Caixa Fácil, então você pode usar o Internet Banking CAIXA, que é o aplicativo oficial da instituição para movimentações financeiras dos seus clientes.

Como posso fazer o saque através do cartão social?

Caso você tenha um cartão social, então você também pode estar realizando o saque do seu Vale Gás através dele. Para isso, você vai precisar ir até um terminal de autoatendimento da Caixa, nos correspondentes Caixa Aqui e nas unidades Lotéricas. Para fazer isso, você precisa de um documento de identificação e seu cartão físico.

Qual é o calendário de pagamento?

Essa é, com certeza, uma das principais dúvidas de quem é beneficiário de um programa como o Vale Gás. Dessa forma, é importante você saber que a primeira parcela do programa foi paga na data 27/12/2021. Contudo, os pagamentos seguintes deverão seguir o calendário de pagamentos do programa Auxílio Brasil.

Saiba o que é o Cadastro Único

(Reprodução: Desenvolvimento Social)

Falamos nos parágrafos acima que é necessário ser inscrito no Cadastro Único para poder receber a quantia referente ao Vale Gás. Na verdade, você vai precisar estar inscrito nessa plataforma de dados para receber qualquer benefício originado do Governo. Portanto, é importante que você saiba o que é e como se inscrever.

O Cadastro Único, também conhecido como SECAD, é um acrônimo para a Secretaria Nacional do Cadastro Único. Esta é uma ferramenta para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda. Dessa forma, é possível que o governo tenha uma boa noção da situação socioeconômica do Brasil.

Para que o Cadastro Único funcione, ele precisa ter muitas informações importantes, como trabalho e renda, escolaridade, identidade de cada pessoa, características residenciais e outros fatores.

Se você não é cadastrado, pode sim se inscrever, desde que sua renda familiar mensal não ultrapasse meio salário mínimo por pessoa. Você também pode se inscrever se o salário for superior a meio salário mínimo per capita e o registro estiver vinculado à inclusão ou fiscalização de programas sociais.

Informamos que estas condições se aplicam a famílias, mas também pode candidatar-se se viver sozinho. Afinal, essas pessoas são classificadas como “famílias unipessoais”. No entanto, devem seguir as mesmas regras mencionadas no parágrafo anterior. Além disso, pessoas em situação de rua também podem se inscrever.

Como me inscrever

Caso você ainda não tenha uma inscrição no Cadastro Único, então você pode aproveitar o aplicativo disponível para celulares. Com o app, você vai conseguir realizar um pré-cadastro. Você pode baixar o aplicativo através das lojas de aplicativos dos sistemas operacionais. Caso você use um aparelho com sistema operacional Android (como Samsung, Motorola e Asus), você deverá baixar na Google Play Store. Mas caso use um iPhone, você pode baixar na App Store. 

Contudo, a própria instituição do Estado entende que muitas pessoas vão preferir (e confiar mais) se inscrever através de uma plataforma web, ou seja, um site. Portanto, também existe essa alternativa. Caso tenha interesse em se inscrever pelo site, basta clicar aqui que será redirecionado. 

O pré-cadastro é importante porque você vai informar dados importantes para o cadastro. Agora que você está pré-cadastrado, tem até 120 dias para apresentar os documentos obrigatórios no Serviço Único de Matrícula (veja abaixo). OBS: É importante trazer os documentos de todos os familiares.

Preciso de quais documentos para me inscrever?

Os documentos serão essenciais para que você consiga se inscrever no Cadastro Único, e assim, ter direito a benefícios como Vale Gás. Portanto, se atente a cada um dos documentos citados abaixo para que você não precise voltar para casa para pegar cada um deles novamente. Está pronto(a)?

Primeiro, a pessoa a solicitar a inscrição do Cadastro Único precisará ter pelo menos 16 anos. Além disso, será obrigatório apresentar o CPF ou Título de Eleitor. Também será necessário que o Responsável Familiar leve pelo menos um documento dos membros da família, que pode ser RG, Título de Eleitor, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho e RANI nos casos de indígenas. 

+ Descubra se você tem direito a receber Cesta Básica!

Outras etapas

Além do que citamos acima (pré-cadastramento e apresentação dos documentos), também será necessário que você passe por outras etapas, que, no caso, é a entrevista e a confirmação. Contudo, saiba que você será muito bem informado sobre cada uma das etapas nas unidades que você for se inscrever. Boa sorte!

Carregando seu artigo

0